Tipos de Energias Renováveis

Reading time:

Os tipos de energias renováveis são aquelas que podem ser aproveitadas constantemente já que não existe a possibilidade de um dia essa fonte esgotar, e dois bons exemplos dessas energias renováveis são a energia eólica e também a solar.

Não é o mesmo que acontece com os tipos de energias não renováveis, pois, as fontes onde são produzidas são escassas, isto, quer dizer que se forem totalmente consumidas, o planeta não tem como recriá-las, este é o caso do que acontece com os combustíveis fósseis, como o petróleo por exemplo.

energia-renovavel

Nesse caso, mesmo o petróleo sendo um dos tipos de energias não renováveis, ainda, assim, é considerado fonte principal de energia existente, e mesmo sendo um dos responsáveis pelo efeito estufa, ainda, é motivo de disputas, guerras e desentendimentos em vários países, principalmente pelos Estados Unidos.

Talvez por esses motivos, vários países procurem investir em projetos inovadores onde possam ser utilizadas as fontes de energias alternativas que são fornecidas gratuitamente pela natureza, como é o caso da energia solar, a energia eólica, a energia geotérmica, o biodiesel, a energia obtida através do hidrogênio, a energia das marés, o etanol e a biomassa.

A principal ideia de utilizar fontes de energia alternativas, é pensando em agredir cada vez menos o meio ambiente, e até esperando um futuro melhor, isso, só será possível, se o aquecimento que tem acontecido com a Terra de algumas décadas para cá, diminuir, pelo menos diminua significativamente, e para talvez, não continuar com essa dependência que o petróleo tem.

Conheça outros tipos de energias renováveis

energia-verde

Biomassa
A biomassa produz energia através de vários tipos de matéria de origem vegetal como o bagaço de cana-de-açúcar, álcool, madeira, palha de arroz, óleos vegetais, entre outros.

Energia solar
Funciona através dos raios do solpara gerar energia. Não causa poluição, é renovável infelizmente os custos para instalação de equipamentos muitas vezes não compensam.

Energia eólica
A força do vento é captado por aerogeradores que geram energia. É um dos tipos de fontes renováveis, com a vantagem em ter preços baixos na instalação do equipamento.

Etanol
Extraído da cana-de-açúcar, do eucalipto e da beterraba. Fonte renovável, e não é poluente como a gasolina, é utilizada como energia para funcionar motores de veículos, e até na produção de energia elétrica.

Além desses tipos de energias renováveis, podem ser citadas ainda, a Energia Hídrica, a Energia Geotérmica, e a Energia das Ondas e Marés.

O fato é que os tipos de energias renováveis precisam ser fortemente utilizadas a fim de não esgotar as energias não renováveis como o Carvão, o Petróleo, o Gás Natural, e o Urânio.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *