Benefícios da Vitamina C

Reading time:

Existem vitaminas que ficam, de certa forma, marcadas pelos seus efeitos conhecidos em apenas uma área específica, muito pelo fato de histórias e conhecimentos serem passados de geração em geração contando sempre sobre as mesmas informações. É assim com o cálcio na fortificação dos ossos, com o colágeno na elasticidade e consistência da pele e, porque não, da vitamina C na sua efetividade contra a gripe.

vitamina c

Porém, as propriedades positivas que o ácido ascórbico (outro nome da vitamina C) pode trazer ao corpo vão muito além do que a prevenção ou aceleração da cura do gripe ou resfriado, sendo na verdade esse apenas um dos seus efeitos. A análise nesse sentido pode ser feita através dos seguintes fatores:

Reduz os níveis de estresse

O estresse nada mais é do que uma crescente onda de nervosismo que desequilibra todos os setores do sistema nervoso, cardíaco e até mesmo imunológico, liberando uma substância chamada de cortisol. A vitamina C tem papel importante na interrupção do fluxo de cortisol no corpo, deixando as pessoas mais calmas.

Outro fator que está também relacionado a um maior relaxamento para diminuir os níveis de estresse se reflete na capacidade da vitamina C em estimular a produção de outra secreção, o triptofano, que está relacionado a sensação de disposição e relaxamento.

Diminui chance de câncer

Essa característica de prevenção a tumores do câncer se dá pelo caráter de pró-oxidação inserido na vitamina C. Sendo observado o efeito oposto do que sempre foi conhecido no ácido ascórbico, graças a uma pesquisa nprte-americana, ficou constatado que ele tem um papel importante até mesmo na redução de tamanho dos tumores, com a criação da substância chamada peróxido de hidrogênio.

Porém, esse efeitos são obtidos apenas quando a vitamina C é ingerida em larga escala.

Rejuvenescedor

Se a sua ação em altas doses pode causar o efeito de pró-oxidação, em doses controladas a vitamina C terá justamente o efeito contrário, a anti-oxidação. Esse fator também traz benefícios interessantes principalmente a nossa pele, já que ele combate os tão temíveis radicais livres, resultado da combustão das células. Eles são como um resíduo das células, vindos da reação química para se obter oxigênio.

Além da eliminação dos radicais livres, a vitamina C também tem caráter de clarear a pele e evitar um envelhecimento precoce das células, semelhante aos efeitos do colágeno.

Absorção de ferro

Essa dica é essencial para quem tenha problemas relacionados a anemia ou a deficiência de ferro em sua dieta: Com a ingestão da vitamina C, o ferro contido principalmente nos alimentos mais comuns no seu dia a dia, como grãos, verduras e legumes, serão absorvidos com maiores quantidade pelo seu organismo, lhe poupando doses amargas de sulfato ferroso.

Diminui problemas de visão

O ácido ascórbico tem influência até mesmo na visão dos seres humanos, já que ela faz parte de um coquetel de nutrientes capazes de reduzir drásticamente os riscos de se ter um problema oftalmológico com idade avançada. A vitamina C é aquela presente em maior quantidade dentre os nutrientes necessários, com 500 mg.

Principais fontes de vitamina C

São muitos os alimentos de uma dieta normal que possuem a vitamina C dentre os seus nutrientes. Além das fontes abundantes, como laranja e acerola, quase todas as frutas consideradas “silvestres” e verduras com folhas são munidos dessa vitamina.

Além das fontes naturais, também há a possibilidade de adquirir produtos concentrados especificamente em vitamina C, nos mais diversos formatos: Pastilha, efervescente, cápsulas, pó, creme etc.

Antes limitados a venda em farmácias de manipulação ou sob prescrição médica, hoje pode ser adquirido em qualquer farmácia comum.

Uma outra ótima fonte de vitamina C é a Goji Berry, uma fruta extremamente antioxidante, com poucas calorias e com mais vitamina C do que a laranja.

O Suplemento de Goji que nós indicamos é o Goji Slim, ele foi criado pela healwheel do brasil.

Confira abaixo um vídeo onde uma nutricionista explica mais dos benefícios da Goji

Confira os links abaixo para saber mais sobre ela:

Artigos Cientificos sobre Goji

Página da Wikipedia sobre Vitamina C

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *