Maca Peruana

Reading time:

Maca é uma planta raiz consumida como alimento e para fins medicinais. É também conhecido como “maca peruana”, porque ela é utilizada como um remédio popular para aumentar a resistência, energia e desempenho sexual e fertilidade. É geralmente tomada como um suplemento, em extrato líquido ou em pó.

Benefícios para a saúde

Embora poucos estudos científicos tem testado a eficácia da maca, algumas pesquisas sugerem que ele pode oferecer alguns benefícios para a saúde. Se você está pensando em usar maca, fale com o seu médico primeiro. Tenha cuidado a maca não deve ser utilizado como um substituto para o tratamento de qualquer condição de saúde.

1) Função Sexual

Não há “evidência limitada” para a eficácia da maca na melhoria da função sexual em homens e mulheres. As pesquisas que já foram feitas até então analisaram quatro ensaios clínicos, dois dos quais descobriram que a maca pode ter efeitos positivos sobre a disfunção sexual ou desejo sexual na menopausa.

No entanto, os outros dois estudos descobriram que a maca não produziu quaisquer efeitos positivos sobre a função sexual. Em um estudo de 2008, os pesquisadores descobriram que a maca pode ajudar a aliviar a disfunção sexual causada pelo uso de inibidores seletivos de recaptação de serotonina. O estudo envolveu 20 pessoas com depressão, os quais estavam experimentando disfunção sexual. Os resultados revelaram que a maca também pode ajudar a melhorar o libido.

2) A fertilidade

Um pequeno estudo analisou o efeito de 4 meses de tratamento com comprimidos de maca na qualidade do sêmen em nove homens adultos. O tratamento com maca resultou no aumento do volume de sêmen, a contagem de esperma e mobilidade do esperma.

Os níveis séricos de testosterona e estradiol não foram afetados. Existem diferentes tipos de maca, incluindo maca amarelo, preta e vermelho. Maca Preta parece ter o maior efeito sobre a contagem de espermatozóides, seguido de maca amarela, com efeitos mais moderados.

3) Menopausa

A Maca pode ajudar na ansiedade e depressão em mulheres na pós-menopausa, de acordo com um estudo de 2008. O estudo foi realizado com 14 mulheres na pós menopausa que usaram 3,5 gramas de maca em pó durante seis semanas e, em seguida, os resultados do estudo mostraram que a maca ajudou a reduzir a ansiedade e depressão, bem como melhorar a função sexual.

4) Energia

Embora os resultados preliminares de estudos baseados em animais indicam que a Maca pode ajudar a melhorar a resistência, não há atualmente um apoio científico para a afirmação de que a maca pode ajudar a aumentar a energia e combater a fadiga.

Usando o pó de raiz

Pó de raiz de Maca pode ser adicionado a sucos e shakes. A raiz de maca em pó está disponível para as pessoas com dieta de alimentos crus . Maca também está disponível como um suplemento nutricional, na forma líquida, cápsula ou comprimido.

E aí? Será que você vai começar a ingerir Maca para receber todos esses benefícios também? Me conte nos comentários.

Fonte: SNQC Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *