Vença o nervosismo em entrevistas de emprego

Reading time:

Para você ter sucesso em qualquer entrevista de emprego, é extremamente necessário que você passe segurança, calma e convicção para o entrevistador. Por mais que seja difícil, por estar em uma situação que aparentemente é de desvantagem, já que quando vamos a uma entrevista de emprego estamos enfrentando uma situação decisiva em nossas vidas.

Seguiremos com algumas dicas na hora da entrevista de emprego:

  • Tome cuidado para não falar demais, esse erro é um dos que mais acontecem em uma entrevista de emprego, não se deve dar a versão completa da história de sua vida, muitas vezes a pessoa acaba se enrolando e falando coisas que não são importantes, que não acrescentará em nada.

Por isso, tente ser conciso e concentre nas realizações mais importantes de sua carreira, sempre respondendo de acordo com que o entrevistador perguntou. Ressaltar, por exemplo, questões ligadas a sua competência em liderar equipes e de trabalhar em ambientes com muita pressão.

  • Cuidado para não perder a sua linha de raciocínio durante a entrevista, tente organizar as suas ideias de maneira eficaz para que não passe sua insegurança ao entrevistador. Assim, fica claro que a preparação e a organização são fundamentais em qualquer momento de sua vida. Ou seja, antes da entrevista de emprego, faça uma lista de algumas experiências anteriores que podem ser falados durante a conversa. Você pode também fazer uma simulação da entrevista de emprego com algum amigo ou parente.
  • Não fale muito pouco, muitas vezes, por certa insegurança ou pela pessoa ser muito tímida, a pessoa tende a se restringir na hora de dar as suas respostas, muitas vezes respondendo apenas sim ou não. Por outro lado, não se esqueça de dar boas análises, permitindo o entrevistador medir a sua habilidade de comunicação como profissional e sua capacidade de articulação. Por isso, não seja monossílabo.
  • Não tenha reações exageradas às perguntas feitas durante a entrevista de emprego, ou seja, se controle. Ninguém quer contratar uma pessoa que seja estourada ou que não mantém o seu controle em uma situação de pressão.

Espero que tenham gostado do post. Caso queiram mais artigos desse assunto, deixem seus comentários. E se você se interessa muito por esse assunto, veja abaixo sites com ótimos artigos sobre como ir bem em um processo seletivo:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *