Benefícios do suco de cranberry

Reading time:

Com a evolução da ciência e da tecnologia, muitas descobertas sobre os efeitos que os alimentos tem sobre o nosso organismo foram feitas, ajudando também a disseminar a existência de muitas frutas que, para muitos, não faz parte do dia a dia ou de suas aquisições costumeiras na tradicional ida a feira.

cranberry

O cranberry, fruta muito famosa nos Estados Unidos e Canadá, faz parte justamente desse grupo de “descobertas” graças a ciência.

Por ser mais adepta ao clima frio, é bem difícil os agricultores brsileiros investirem em seu cultivo, sendo mais fácil encontrar seus benefícios em sucos, frutas desidratadas ou em suplementos a base de cranberry. Mas o que o suco de cranberry pode oferecer em benefícios a sua saúde ?

Melhoria no sistema urinário

A atuação do suco de cranberry nesse sentido se dá pelo fato de suas propriedades serem muito eficientes em situações como a cistite (infecção na bexiga ou no interior da área genital), aumento do fluxo de urina e também tirar um possível mau-odor excessivo da urina, muito causado em pessoas com problemas de incontinência urinária.

Seus componentes funcionam não somente como um agente de solução, mas também como prevenção desses problemas, já que eles não permitem que as bactérias causadoras desse tipo de infecção consiga se fixar no seu organismo.

Cuida do sistema digestivo 

Outra substância muito positiva para o nosso organismo e que está presente no suco de cranberry é a proantocianidina, um antioxidante poderoso que combate os chamados radicais livres, resíduos das células após o processo para gerar oxigênio para o corpo.

A eficiência da proantocianidina se dá ainda na prevenção da parede estomacal, fortalecendo o sistema imunológico e impedindo a proliferação da bactéria conhecida como helicobacter pylori, causadora principal da gastrite e, em casos mais avançados, até mesmo da úlcera.

Estimulante de colágeno

Com sua riqueza em nutrientes, o suco de cranberry pode ser um excelente estimulante para o organismo produzir colágeno, substância importante para a formação dos tecidos e responsável pela consistência e elasticidade da pele.

Com o passar dos anos, o nosso organismo vai perdendo naturalmente a capacidade de produzir essa substância. Alguns estudos relevam que, após os 30 anos, a produção diminui em taxas que podem alcançar até mesmo 1 % ao ano. Com a chegada da terceira idade, esse percentual pode chegar a assustadores 60 % de perda, sendo ainda mais essencial o consumo do cranberry.

Além de ser um estimulador do colágeno, ele previne o surgimento de acnes, dermatite, eczema e outros problemas de pele, através do seu caráter de desintoxicação.

Combate ao câncer 

Nem todos os estudos já realizados possuem resultados altamente conclusivos e comprovados, porém muitos deles já indicaram que a composição do suco de cranberry carrega um importante componente denominado como flavonóide. Essa substância é muito poderosa no controle da multiplicação de células cancerígenas, principalmente nos casos referentes a câncer de cólon, mama, próstata e pulmão. 

Essa substância trava a batalha contra o câncer através do seu caráter anti-oxidante, eliminando as células infectadas assim como é feito também com os radicais livres. 

Fortalecimento dentário

A saúde dos dentes pode ser ainda mais eficaz com a inserção do suco de cranberry em sua dieta. As substâncias contidas nesse suco já se mostraram comprovadamente eficientes para garantir uma boca saudável, graças ao seu poder de eliminar as bactérias chamadas periodontopatogênicas. 

Esse tipo de bactéria é extremamente nocivas a mastigação, composição e brilho dos dentes e saúde da gengiva, já que elas causam a placa bacteriana. Graças ao cranberry, a pasta de dente e o fio dental ganharam um importante aliado.

Eaí, gostou da Cranberry? Talvez você também goste dos artigos abaixo:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *